Dúvidas Frequentes

A prova da Anpec é a única forma de ingresso no curso?
Para ingresso como aluno regular no Programa, o candidato deve se submeter ao exame da Anpec. A classificação no processo seletivo para o curso de mestrado será determinada pela classificação obtida no exame. Para o curso de doutorado, serão consideradas também a análise e a argüição de projeto de pesquisa preliminar por comissão de seleção específica. O peso do resultado da prova da ANPEC e da análise e argüição do anteprojeto serão iguais para a geração do resultado.

Como são preenchidas as vagas do Programa?
Os candidatos são chamados pela ordem de classificação até ser completado o número de vagas.

Como são distribuídas as bolsas de estudo?
As bolsas são alocadas de acordo com a classificação no exame da Anpec, considerados os regulamentos das agências financiadoras.

Qual o horário das aulas?
Os horários são definidos a cada semestre e ocorrem no período diurno de segunda a sexta.

Posso cursar disciplinas sem ser aluno regular?
Na UFSC existe a figura do “aluno especial”. No mestrado de Economia o aluno pode freqüentar até duas disciplinas. Estas disciplinas podem ser validadas caso o aluno ingresse como aluno regular e tiver obtido conceito B ou superior. A aceitação de aluno especial é decisão de cada professor.

Disciplinas cursadas em outros programas podem ser validadas?
Podem ser validados até 12 créditos de disciplinas cursadas em outros programas, desde que o conteúdo seja compatível com a disciplina oferecida em nosso Programa, cursada nos últimos cinco anos e conceito mínimo B.