Alunos Estrangeiros

INGRESSO DE ALUNOS ESTRANGEIROS E TRANSFERÊNCIAS

Conforme decidido na Reunião do Colegiado Pleno de 24 de julho de 2020, o programa pode receber pedidos excepcionais de ingresso de alunos estrangeiros não residentes no Brasil (por exemplo, através de convênios internacionais), limitados anualmente a dois para o mestrado e a um para o doutorado, tal que os requerimentos devem ser fundamentados pelos candidatos e apreciados pelo Colegiado Pleno. Imprescindivelmente , tais candidatos devem apresentar um comprovante de que possuem (ou obterão) financiamento (e/ou bolsa de estudos) do governo de origem (ou organismo equivalente).

A partir de 2021, estão previstos editais regulares específicos para ingresso de alunos estrangeiros, não necessariamente atrelados aos convênios internacionais.

Transferências de outros programas de pós-graduação também podem ser avaliadas pelo Colegiado Pleno, desde que devidamente circunstanciadas.

Documentos a serem apresentados:

– Carta de intenção dirigida ao Coordenador do programa
– Pré-projeto (20 páginas)
– Curriculum Vitae
– Cópia dos documentos pessoais (autenticados)
– Cópia do Diploma de Graduação (autenticado)
– Cópia do Histórico Escolar de Graduação (autenticado)
– Cópia do Diploma de Mestrado, no caso de candidato ao Doutorado (autenticado)
– Cópia do Histórico Escolar do Mestrado, no caso de candidato ao Doutorado (autenticado)
– Duas cartas de recomendação
– Candidato estrangeiro cuja língua materna não é o Português deve apresentar um Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros